quarta-feira, 28 de maio de 2014

Os criadores de um projeto imobiliário: bastidores de uma obra

Como é feito um projeto imobiliário?


Para satisfazer essa curiosidade veja um caso concreto:
Na imagem abaixo está representada parte da equipa que está a construir o Residencial Quinta das Orquídeas, da Construtora SYERRA. O projeto fica localizado no Loteamento Bela Vista II, na praia de Intermares, no município de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa, capital do estado da Paraíba.

Se pela imagem não consegue identificar os profissionais envolvidos, mais à frente neste texto são apresentados um a um.



Quem olha para uma casa ou um prédio em construção não imagina a quantidade de pessoas, empresas e entidades envolvidas nesse processo.

Da concepção do projeto à entrega das chaves, muitos são os profissionais envolvidos. É da coordenação dos esforços de todos que um projeto imobiliário se concretiza. São dezenas de especialidades profissionais necessárias para conceber, executar, comercializar e entregar o produto final aos futuros moradores ou usuários.


Residencial Quinta das Orquídeas
Tudo começa com uma ideia. Em função do mercado, o incorporador ou construtor idealiza um projeto e procura um terreno, ou, caso já tenha o terreno faz um projeto que se adapte ao terreno e sua localização. Depois contrata um arquiteto para saber o que pode ser construído nesse espaço. Definido o projeto arquitetônico, fazem-se os projetos complementares (estrutural, elétrico, hidrossanitário, ar-condicionado, incêndio, entre outros). Tiram-se as licenças (ambientais, bombeiro, alvará de construção, etc) que permitem iniciar as obras . Contrata-se a mão-de-obra. Coordena-se a execução da mesma. Tiram-se as licenças finais (ambientais, habite-se, etc). Entrega-se as chaves ao novo proprietário. E depois da entrega, o incorporador/construtor ainda tem que dar garantias que podem chegar até 20 anos. Ou seja, a construção de um imóvel é um processo longo, complexo e de longo prazo.

Hoje vamos apresentar, de forma resumida, apenas os profissionais mais comuns na maioria das obras, pois todos são importantes porque são especialistas nas suas respectivas áreas. Muitos outros ficaram de fora porque a sua presença só se faz necessária dependendo das características do projeto. Mas estes já são suficientes para mostrar o quanto uma obra, mesmo de pequena dimensão, pode ser complexa. Além destes profissionais ainda existem as entidades que emitem licenças, escrituram e registram.

Incorporador
Idealiza e desenvolve o projeto. Organiza, planeja e coordena todos os processos da sua construção, incluindo a comercialização. Também poderá construir o projeto.


Construtor
Pode ser o próprio Incorporador. Mas também pode ser contratado pelo Incorporador. É ele quem materializa o projeto.

Despachante
Trata, junto das entidades competentes, de toda a burocracia inerente ao projeto: licenças, alvará de construção, habite-se, etc.

Geólogo
Normalmente é uma empresa especializada em geologia que faz os testes de sondagem e absorção de solo. Estes testes são muito importantes, poque é com base nos seus resultados que o engenheiro estrutural calculará o dimensionamento da estrutura.


Topógrafo
Este profissional deverá fazer todo o levantamento topográfico do terreno que irá mostrar as características de nivelamento do lote. O seu trabalho será utilizado pelo arquiteto e engenheiros.

Arquiteto
É a partir do trabalho deste profissional que todo o imóvel é definido. O projeto arquitetônico é feito de acordo com as necessidades do cliente. Mostra as dimensões e os materiais a serem utilizados. É a partir do projeto arquitetônico que as entidades oficiais emitem as licenças para se iniciar a construção. É também o arquiteto que faz a representação gráfica em 3D do projeto.

Paisagista
O arquiteto-paisagista cria áreas verdes nos ambientes externos às edificações, harmonizando os espaços livres em função da recreação, circulação e preservação ambiental, integrando o homem à natureza.

Decorador ou Designer de Interiores
Planeja os espaços interiores procurando as melhores soluções estéticas, harmonizando mobiliário, tecidos, cores, luminárias e outros materiais.

Engenheiro Civil
É o responsável pelo acompanhamento da obra e elaboração do orçamento. Entre as funções do engenheiro civil estão a execução dos projetos estrutural, hidráulico e elétrico. A sua presença na obra deve ser desde as fundações até o término, já que deverá orientar e esclarecer os operários no que se refere ao serviço técnico da obra.

Mestre
O mestre de obras é o responsável pela leitura e interpretação das plantas desenhadas por arquitetos e engenheiros. Fiscaliza, orienta e coordena as diversas tarefas executivas que levam à execução prática dos projetos, incluindo toda a mão-de-obra. Recebe e confere a chegada dos materiais, fazendo com que não faltem. Mantém os arquitetos e engenheiros informados sobre o andamento da obra.

Encarregado
Ele é um subordinado do mestre de obras. Esse profissional entra em cena no período das fundações e sai apenas na fase de acabamento. A suas funções são: gerenciar e fiscalizar o material na obra, executar a obra, ter liderança, solicitar compras de materiais, e ter conhecimento prático em obras de engenharia em geral.

Apontador
O apontador controla a freqüência dos funcionários, fiscaliza a entrada e saída do material da obra com o auxílio do almoxarife. Também fiscaliza os operários durante a execução da obra.

Pedreiro
Este profissional irá executar os trabalhos de alvenaria e concretagem.

Armador
Ele é o profissional que deve efetuar os serviços que antecedem a construção das estruturas como as lajes, as vigas e as colunas. É ele que dobra e monta o aço estrutural dentro da armadura.

Carpinteiro
A função do carpinteiro é a de cortar, amar e instalar peças de madeira como, as formas estruturais.

Eletricista
Ele é o responsável pela segurança no que se refere às instalações elétricas da obra durante a construção e depois da entrega ao morador. O eletricista interpreta a planta feita pelo engenheiro. Faz as ligações provisórias durante a obra e também as ligações definitivas de luz elétrica, instalando tomadas, interruptores, luminárias, etc.

Servente
Entre os seus serviços está o transporte de materiais e o preparo de argamassa, além do auxílio direto ao pedreiro, ao carpinteiro e ao armador.

Encanador
Tem a função de instalar os canos para as ligações de água e esgoto. Também instala as torneiras, acessórios sanitários, pias e tanques.

Marceneiro
Instala as portas de madeira e as fechaduras.

Vidraceiro
Coloca os vidros nas portas e janelas.

Gesseiro
Coloca os forros de gesso, incluindo detalhes decorativos como rada-tetos e sancas.

Pintor
A sua função é preparar e regularizar as superfícies, e depois pintar com tinta, textura ou verniz seguindo as instruções do arquiteto.

Jardineiro
Entra na fase final da obra para concretizar o projeto feito pelo arquiteto paisagista.

Limpeza
No final de tudo a empresa especializada em limpeza pós-obra, vai deixar o imóvel limpo para ser entregue ao cliente final.

Publicitário
Em parceia com o incorporador, é ele que define a melhor estratégia para a venda rápida do imóvel, esteja ele em construção ou já terminado.

Gráfica
Imprime todo o papel e documentação utilizadas na divulgação comercial do imóvel, tais como panfletos e banners.

Panfletista
Distribui o material publicitário diretamente (em mão) na rua a potenciais clientes.

Corretor de Imóveis
Utilizando os seus conhecimentos pessoais e de marketing, ele é o responsável para encontrar os clientes para o imóvel.

Outros profissionais: Comunicações, TV, Interfone, Cerca elétrica, Impermeabilização, Alumínios.

Autor:
Construtora SYERRA
www.syerra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário