quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

GLOSSÁRIO: Sabe o que é Área?

Quando se fala em área temos que saber do que se está a falar concretamente, porque legalmente existem vários conceitos bem definidos para cada tipo de área. Num projeto arquitetônico os vários tipos de área significam coisas diferentes. No momento da compra, quando se está a falar sobre a área do imóvel, deve-se perguntar ao vendedor a que área ele se refere concretamente. Normalmente, mas pode haver quem utilize outro critério, utiliza-se a Área privativa na comercialização de imóveis residenciais.

Área privativa - Área de um imóvel de uso privativo e exclusivo de seu proprietário ou morador, delimitada pela superfície externa das paredes.

Área útil - Soma das áreas do piso dos compartimentos de um imóvel, sem contar a espessura das paredes. Também conhecida como “área de vassoura”.
Área comum - Área compartilhada por todos os proprietários das unidades autônomas de um condomínio. Exemplos: lobby de entrada, área de lazer, corredores e demais áreas de circulação.

Área total - Somatória da área privativa da unidade autônoma com a área comum de divisão proporcional entre os condôminos.

Áreas de construção - Soma das áreas, incluídas paredes e pisos, cobertos ou não, de todos os pavimentos de uma edificação.

Área computável - Somatória de áreas que devem ser consideradas em um projeto, visando o aproveitamento máximo permitido para construção em determinado terreno.

Área não-computável - Somatória de áreas que não entram no cálculo da área máxima de construção permitida em determinado terreno (área computável), mas ainda assim deve ser considerada na área total.

Área edificada - Área total coberta de uma edificação. São excluídas apenas as áreas de poços, vazios e algumas saliências (abas e marquises), com exceção da área do poço do elevador (ou de qual quer equipamento mecânico de transporte vertical), que deverá ser considerada no cálculo da área edificada de um único andar.

Área total de prefeitura - Somatória de áreas que compreende a área computável e a área não-computável de determinada construção.


Outros conceitos para área:

Área verde - Área do terreno com vegetação, que integra o projeto paisagístico do condomínio.

Área de serviço - Nos apartamentos, a parte destinada à lavanderia. Geralmente, a área de serviço fica próxima da cozinha, das dependências de empregados e da entrada de serviço.

Área nobre - Área que foi objeto de urbanização mais planejada, com predominância de imóveis de padrão elevado, servida por completa infra-estrutura de comércio e serviços, com conseqüente valorização dos preços de terrenos e edificações nela existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário