quarta-feira, 21 de maio de 2014

DECORAÇÃO E DESIGN DE INTERIORES: O ladrilho hidráulico na decoração

A arte centenária do ladrilho hidráulico: história e aplicações na decoração


O ladrilho hidráulico é um revestimento feito à base de cimento com detalhes coloridos em dezenas de tons. É feito artesanalmente em moldes metálicos também feitos manualmente, e cada peça demora cerca de 24 horas para ficar pronta.

O fabrico manual das peças faz com que cada uma delas seja única, com tênues variações de tonalidade, mas que quando aplicadas formam um conjunto de extrema beleza.

A técnica de fabrico do ladrilho hidráulico surgiu na Europa em meados do século XIX, tendo sido muito usado desde então até aos anos 60/70 do século XX.

Os artistas do movimento modernista, surgido em finais do século XIX, aproveitaram as técnicas de fabrico do ladrilho hidráulico para produzirem autenticas obras de arte, criando desenhos complexos que ainda hoje são admirados. Muitos desses artistas eram contratados pelos fabricantes de ladrilhos daquela época.

Com o surgimento de substitutos industrializados mais baratos, o ladrilho hidráulico passou a ser menos utilizado, no entanto, nunca deixou de ser fabricado, existindo ainda hoje algumas poucas fábricas.

Atualmente é muito raro o ladrilho ser aplicado na totalidade dos pisos dos imóveis, mas é utilizado em detalhes decorativos no chão ou nas paredes, valorizando os ambientes. Pode-se encontrar ladrilhos hidráulicos em molduras de espelhos, corredores, detalhes em algumas paredes de um ambiente ou algumas peças salpicando um piso de cimento queimado.

No Residencial Quinta das Orquídeas, nós na construtora SYERRA, utilizámos dois tipos diferentes de ladrilho hidráulico: o original, feito artesanalmente em cimento e colorido com pigmentos; e o industrializado, com uma base em cerâmica e depois pintado em HD (1). Brevemente, em outra postagem neste blog, mostraremos fotos do nosso trabalho para que possa ver o resultado final.

(1) HD - Técnica moderna de impressão de cerâmica, utilizando uma impressora digital, que permite reproduzir com alto grau de realismo os ladrilhos originais (ou outros materiais).


Ladrilho hidráulico
  



Autor:
Equipe Construtora SYERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário