domingo, 14 de abril de 2013

PERGOLADOS: Origens e utilizações

O pergolado, também é conhecido por pérgola ou pérgula. A palavra tem origem no latim e significa construção saliente ou balcão. Os romanos já usavam as pérgulas como áreas de lazer e como elementos decorativos, de onde por vezes caíam uvas das videiras.

É estrutura simples, em geral feita com madeiras paralelas horizontais apoiadas em colunas. À primeira vista pode parecer um telhado inacabado. Quando coberto por trepadeiras, o pergolado fornece uma agradável sombra a quem o utiliza.

Muitas vezes, o pergolado é usado como elemento decorativo deixando o ambiente externo da casa com um ar clássico e mais bonito.

Os pergolados são muito usados em varandas como uma extensão da estrutura da casa ou nos jardins, permitindo criar um ambiente agradável nas áreas externas para descansar e relaxar, amenizando a intensidade do sol e compondo uma decoração bonita e elegante. Se for coberto com vidro ou acrílico, também pode ser utilizado nos dias de chuva.

Além dos materiais originais, - colunas em pedra e a coberta em traves de madeira -, os pergolados podem ser feitos só de concreto, ferro, e, bambu.

Pérgula romana, em Itália, coberta de videiras. É feita de pedra e madeira. 






Um comentário: