segunda-feira, 25 de abril de 2011

ARQUITETURA: Fases do Projeto de Arquitetura

Objetivos Gerais das Fases do Projeto de Arquitetura


Introdução ao projeto arquitetónico

O projeto arquitetónico é uma das etapas de uma edificação. Com o objetivo de definir claramente quais os serviços e como, o arquiteto deve prestar, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), normatizou esses procedimentos através da NBR 13.531, reproduzida abaixo:

Fase A - Concepção do Produto

(Estudo Preliminar)
Levantar um conjunto de informações jurídicas, legais, programáticas e técnicas; dados analíticos e gráficos objetivando determinar as restrições e possíbilidades que regem e limitam o produto mobiliário pretendido. Estas informações permitem caracterizar o partido arquitetônico e urbanístico, e as possíveis soluções das edificações e de implantação dentro das condicionantes levantadas. Esta fase está sub-dividida nas seguintes etapas: LV - Levantamento de Dados, PN - Programa de Necessidades, EV - Estudo de Viabilidade.

Fase B - Definição do Produto

(Anteprojeto)
Desenvolver o partido arquitetônico e demais elementos do empreendimento, definindo e consolidando todas as informações necessárias a fim de verificar a sua viabilidade física, legal e econômica, bem como possibilitar a elaboração dos Projetos Legais. Esta fase está sub-dividida nas seguintes etapas: EP - Estudo Preliminar, AP – Anteprojeto, PL - Projeto Legal.

Fase C - Identificação e Solução de Interfaces

(Pré-executivo / Projeto Básico)
Consolidar claramente todos os ambientes, suas articulações e demais elementos do empreendimento, com as definições necessárias para o intercâmbio entre todos os envolvidos no processo. A partir da negociação de soluções de interferências entre sistemas, o projeto resultante deve ter todas as suas interfaces resolvidas, possibilitando uma avaliação preliminar dos custos, métodos construtivos e prazos de execução. Quando esta fase estiver concluída, ainda que o projeto não esteja completo e for necessário licitar a obra, esta fase opcional, se caracteriza como: PB - Projeto Básico.

Fase D - Projeto de Detalhamento de Especialidades

(Projeto Executivo)
Executar o detalhamento de todos os elementos do empreendimento de modo a gerar um conjunto de informações suficientes para a perfeita caracterização das obras/serviços a serem executadas, bem como a avaliação dos custos, métodos construtivos, e prazos de execução. Executar o  detalhamento de todos os elementos do empreendimento e incorporar os detalhes necessários de produção dependendo do sistema construtivo. O resultado deve ser um conjunto de informações técnicas claras e objetivas sobre todos os elementos, sistemas e componentes do empreendimento. Esta fase se denomina: PE - Projeto Executivo.

Fase E - Pós-Entrega do Projeto

Garantir a plena compreensão e utilização das informações do projeto, bem como sua aplicação correta nos trabalhos de campo.

Fase F - Pós-Entrega da Obra

Analisar e avaliar o comportamento da edificação em uso para verificar e reafirmar se os condicionantes e pressupostos de projeto foram adequados e se eventuais alterações, realizadas em obra, estão compatíveis com as expectativas do empreendedor e de ocupação dos usuários.


Fonte: ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) www.abnt.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário