terça-feira, 19 de março de 2013

PINTURA: Como pintar superfícies (as etapas da pintura)

Qualquer sistema de pintura está baseado em três etapas básicas, a saber: fundo, nivelamento e acabamento.

Fundo
Esta etapa é responsável por corrigir determinadas condições da superfície, como pulverulência ou absorção excessiva, ou mesmo como proteção inicial. É uma etapa preparatória às outras que virão a seguir. De acordo com as condições da superfície e o sistema de pintura adotado, o fundo pode ser eliminado sem prejuízo ao resultado final da pintura.



Nivelamento
O nivelamento das superfícies se faz necessário quando as imperfeições apresentadas prejudicam o aspecto final da pintura ou quando se deseja obter acabamento superior e perfeito. É importante lembrar que o nivelamento de superfícies realizado durante o processo de pintura, envolvendo as massas corrida, acrílica e mesmo a massa a óleo, deve ser executado com espessura final nunca superior a 3 mm. Qualquer correção ou nivelamento que demande camada maior do que 3 mm deverá ser executada com outros tipos de produtos, adequados a esse fim. Esta também é uma etapa que, de acordo com o sistema de pintura adotado, pode ser suprimida, lembrando que o acabamento se apresentará mais rústico.


Acabamento
Das três etapas, esta é a única que sempre está presente em qualquer sistema de pintura. É a responsável pela beleza e pela proteção final da superfície pintada, resistindo aos ataques de agentes de intemperismo.



Fonte:
www.sherwin-williams.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário