quinta-feira, 23 de maio de 2013

MERCADO IMOBILIÁRIO: O que você precisa saber antes de comprar um imóvel?

Está comprando  um imóvel? Cuidado. Analise minuciosamente. Pesquise tudo a respeito do imóvel e do vendedor, além disso, procure saber se:
- Os donos do respectivo imóvel são sócios de alguma empresa, bem como se são ou já foram casados;
- O imóvel possui herdeiros;
- O imóvel está em nome de Pessoa Jurídica etc.

1º Passo
Pesquisa do CPF para ver se o dono do imóvel é sócio de alguma empresa, pois a empresa pode ter dívidas e o imóvel em negociação pode estar atrelado à dívida, ou seja, pode estar sob penhora.

2º Passo
Pesquisar se o proprietário é casado, pois se for, é necessário levantar certidões do cônjuge também. Solicitar Certidões de Nascimento ou Casamento Atualizadas.

3º Passo
Pesquisar se o endereço de residência do proprietário é o mesmo do local do imóvel, pois se for em outra comarca (município), é preciso obter certidões do município onde ele reside também.

4º Passo
Solicitar a MATRÍCULA ATUALIZADA no Cartório de Registro de Imóveis.

5º Passo
Pesquisar se inexistem débitos na Prefeitura (IPTU, taxas, etc.).

6º Passo
Levantar as certidões forenses e cartoriais, tais como: ações cíveis, executivos fiscais, ações criminais,execuções criminais, justiça federal e justiça trabalhista, cartórios de protestos e Certidão de Tutela e Curatela, tributos federais, estaduais e municipais.

7º Passo
Pesquisar se o imóvel está em nome de Pessoa Jurídica. Se estiver, além de levantar as certidões habituais, já mencionadas, devemos levantar também: INSS, FGTS e tributos federais conjunta. Observação, sempre lembrando que as certidões devem ser obtidas no município onde está localizado o imóvel e onde reside o vendedor. E, lembre-se, levante quanto tempo o vendedor reside no local mencionado, ou seja, ele pode ter residido em outro local anteriormente, bem como pode ter sido protestado ou processado anteriormente em outro Fórum.

8º Passo
Levantar busca completa nacional, pois vem constatado se o vendedor teve restrições (SCPC, Serasa, Bacen e fóruns de todo o Brasil).

9º Passo
Em se tratando de apartamento, levantar na administradora uma DECLARAÇÃO que constate a inexistência de débitos condominiais.

10º Passo
Levantar na Prefeitura se o imóvel não está sob Projeto de Desapropriação. Muitos proprietários tentam vender o imóvel quando tomam ciência de que será desapropriado.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário