domingo, 25 de agosto de 2013

DICAS PARA O LAR: Como tirar e evitar a ferrugem

A corrosão dos metais é um processo químico, em que um metal perde elétrons em contato com agentes naturais, como o oxigênio e a umidade. A deterioração de um metal pela oxidação é, portanto, um fenômeno natural e frequente. A oxidação do ferro é popularmente conhecida por ferrugem.

Exemplo do poder da oxidação.
Vagão consumido pela ferrugem.
São poucos os metais em que a corrosão, apesar de existente, é muito baixa, como é o caso, por exemplo: do ouro, da platina, da prata, do cobre e do cromo.

Também existem algumas ligas com boa resistência à oxidação, como por exemplo: o aço inoxidável (composto por ferro, crómio e carbono), o latão (composto por cobre e zinco) e o zamac (composto por alumínio, cobre, magnésio e zinco).

Por outro lado, o ferro é um dos metais que mais facilmente oxidam. Mas, por ser também um dos mais baratos, é muito utilizado. Para evitar que o ferro oxide, o mesmo é tratado com proteções como o inox, o zinco e o cromo. Mas, mesmo assim, se não tiverem a manutenção adequada, oxidarão com toda a certeza.

Nas regiões próximas do mar, a oxidação é muito maior, assim como os danos causados por ela, devido à grande quantidade de íons, os quais aceleram e intensificam o processo de oxidação.

Observação: O estanho também é utilizado para proteger o ferro, no entanto ele não evita o ferro de enferrujar, apenas evita o seu contato direto com o ar. Caso essa superfície seja rompida, o ferro irá enferrujar.

Muitos dos metais existentes nos lares têm na sua composição grandes quantidades de ferro, que oxidam com facilidade. Por esse motivo é muito importante prevenir a oxidação, ou seja, a ferrugem.



Como evitar o aparecimento da ferrugem:
  • Evitar a exposição à umidade e ao ar,
  • Manter os objetos sempre bem limpos,
  • Não utilizar água na sua limpeza,
  • Pintar as peças, removendo antes a gordura da sua superfície com álcool puro, deixando secar naturalmente, pintado depois com uma subcapa para metal e uma tinta de esmalte,
  • As superfícies de ferro e aço devem ser cobertas de óleo ou outros líquidos lubrificantes,
  • Galvanizar os objetos (a galvanização é a aplicação de uma camada de zinco),
  • Tratar a superfície com cromato de sódio,
  • Em armários metálicos pequenos coloque cristais de sílica-gel (não surtem efeito em espaços grandes), os quais absorvem a umidade existente no ar. Os cristais têm que ser trocados de tempos a tempos para se manterem eficazes (podem ser reutilizados depois de secos a uma temperatura superior a 100 C).
  • Usar um "metal de sacrifico", o qual deve ser trocado de tempos a tempos por causa do seu
    Metal de sacrifício.
    desgaste. Este processo 
    consiste em colocar em contato o ferro com outro metal mais suscetível à oxidação, - como é o caso do zinco e do magnésio -, o qual irá em seu lugar do ferro, daí o nome "metal de sacrifício".




Como eliminar a ferrugem:
  • Em camadas fina de ferrugem, esfregar com uma lixa fina na superfície do objeto,
  • No caso de quantidades maiores de ferrugem, utilizar uma escova de arrame – seja ela manual ou adaptada à furadeira elétrica, - em cima da superfície oxidada, para retirar todas as lascas soltas. (neste caso deve usar óculos para proteger os olhos). Depois, aplicar sobre a superfície já limpa, liquido neutralizador de ferrugem, o qual converte os restos de ferrugem em uma camada negra. De seguida pintar com tinta à base de esmalte, estanho, zinco ou crómio.
  • Não se deve aplicar nenhum tipo de camada ou pintura em cima da ferrugem, pois ela alastrará com muita rapidez e facilidade. Retirar primeiro a ferrugem para garantir um bom resultado.

Autor:
Equipe construtora SYERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário