quarta-feira, 13 de abril de 2011

DECORAÇÃO E DESIGN DE INTERIORES: Quadros - A importância da arte na harmonia do lar

A escolha dos quadros


A utilização da arte em casa está cada vez mais em voga. Muitas pessoas não prescindem de ter obras de arte a decorar os diversos ambientes: sala, cozinha, sala de jantar, quartos e até banheiros. Tanto pode ser arte de artistas caros e famosos, como pode ser arte popular, tudo depende do gosto de cada um. O que faz alguém se sentir bem na sua casa só essa pessoa sabe escolher, e não a opinião ou os gostos alheios. Para ajudar a fazer a escolha certa o artista plástico Jonas Lourenço dá algumas sugestões:

Como as pessoas podem usar a arte em suas casas

Em primeiro lugar as pessoas têm que ser sensíveis, uma pessoa insensível não consegue usar arte. Não existe uma regra, um tamanho de tela padrão. Não existe uma tela ideal para ter em casa, depende do que cada pessoa gosta. Há pessoas que gostam muito do interior, porque é lá que têm as suas raízes, por isso procuram temáticas mais regionais. Não é preciso ser uma obra de arte cara, pode ser um artesanato ou pode ser um vaso cerâmico. Essa arte, quem vai dizer é o gosto pessoal de cada um. Não se deve buscar o nome do artista; às vezes o artista tem um trabalho muito caro mas não tem nada a ver com a personalidade da pessoa.

Como escolher um quadro 

Primeiro tem que se observar o espaço. Se quiser colocar um quadro numa sala, geralmente coloca-se em cima do sofá. Esse quadro tem que ser proporcional, o ideal é que não seja muito grande, a parede tem que "respirar", o quadro não pode tomar a parede toda. Para a sala de jantar, antigamente, as pessoas procuravam muito a natureza morta: paisagens, garrafas, frutas, etc. Hoje já não é assim, não existe uma regra. Numa ambientação contemporânea pode-se fazer uso de fotografias, gravuras, desenhos com ou sem moldura, fazer pequenas séries de pequenos quadros repetidos, pratos antigos ou espelhos. A arte tem que refletir a alma de quem vai usar. Não existe uma regra para qual tipo de quadro ideal, mas tem que se parecer com quem vai morar e refletir um pouco da sua hstória de vida.

A casa ideal

A casa ideal não é uma casa luxuosa, é uma casa que satisfaz quem nela vai morar. Muitas vezes as pessoas optam por uma casa simples sem muito adorno, refletindo a sua personalidade. 


Fonte: http://louroecanela.blogspot.com

Agradecimentos:
Jonas Lourenço (arquiteto, paisagista, decorador e artista plástico)
Jô Cortez (artista plástica)
Atelier Louro & Canela

Nenhum comentário:

Postar um comentário