sábado, 9 de março de 2013

MERCADO IMOBILIÁRIO: O que valoriza um imóvel?

Na hora de comprar ou vender um imóvel o que mais influencia no preço do bem?

Aspectos gerais
Localização, tamanho e a infraestrutura do bairro são itens que contam muito na hora de definir o valor do bem. Uma coisa é comprar um apartamento de 140 metros quadrados no interior do estado e outra bem diferente é adquirir um imóvel parecido na praia de Intermares, uma das praias mais bonitas e bem frequentadas da Paraíba. Além da localização, outras características também elevam valor na negociação ou podem até, em alguns casos, depreciar a casa ou o apartamento. Vejamos alguns exemplos:

O que valoriza o imóvel
Duas vagas no estacionamento, proximidade da praia e bairro tranquilo e seguro são itens que valorizam bastante o bem. A existência de uma vaga a mais no estacionamento pode acrescentar de 10% a 15% ao preço final, além de aumentar a velocidade de venda do imóvel. Um banheiro privativo na suite também é um fator de valorização.

Ao dar preferência por uma residência com essas características, as pessoas buscam tranquilidade e conforto no dia a dia. Um estacionamento com duas vagas é imprescindível hoje em dia, pois já começa a ser normal as pessoas terem mais que um automóvel, principalmente se for um se for um casal. Por sua vez, o banheiro privativo facilita a rotina da família que precisa sair à mesma hora, além de dar mais conforto.

Quem adquire um apartamento gosta de espaços de convivência, outros itens muito valorizados. Hoje em dia o comprador valoriza cada vez mais áreas de lazer como varandas gourmet, espaços gourmet e solários com piscina privativa. Esses detalhes são importante porque a convivência com a família e amigos é algo muito importante.

Por outro lado, quem compra uma casa também dá muita importância a esses espaços. Casas com quintal grande, gramado, plantas e churrasqueira  impressionam os clientes e são mais vendáveis, pois são locais aconchegantes onde os moradores podem descansar e receber as visitas.



O que pode desvalorizar o imóvel
Personalização excessiva - cores fortes, pisos com muitos detalhes ou muito coloridos, mesmo que tenham sido muito caros, podem não agradar ao futuro proprietário, o qual preferirá uma ambientação neutra, para ele mesmo decore os espaços à sua maneira.

Se o imóvel for usado não adianta gastar muito dinheiro com reformas caras, pois elas nem sempre valorizam o imóvel, porque o gosto pessoal do vendedor nem sempre é o mesmo do comprador.

Armários - Podem facilitar ou ser um empecilho. Se forem armários novos, bem conservados e com acabamentos discretos, ajudam a vender, pois são práticos para quem compra. Porém, caso sejam velhos ou forem de cores fortes, certamente vão representar um gasto ao comprador que, normalmente, retira tudo.

Revestimentos - Os revestimentos também podem espantar compradores. Tentar valorizar o imóvel que se pretende vender, com certo tipo de revestimentos, não é aconselhável. Já aconteceu o comprador mandar arrancar o piso, no qual o vendedor gastou alguns de reais, simplesmente porque não gostou dele.

Quem compra um imóvel para investimento ou reformar para vender, deve optar por materiais neutros e que não imprimam muito seu estilo pessoal na construção. Assim, ele fica mais valorizado porque o futuro comprador o considera pronto para morar sem necessidade de mais gastos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário