quarta-feira, 13 de março de 2013

FINANÇAS PESSOAIS: Imposto de Renda 2013 - Baixe o Programa Gerador da Declaração

A Receita Federal disponibilizou para download o Programa Gerador da Declaração (PGD) para realização e entrega da Declaração de Imposto de Renda 2013.

O índice de correção da tabela de imposto de renda foi de 4,5%. Assim, ficam obrigados a entregar a Declaração de Ajuste Anual os contribuintes que receberam a partir de 24.556,65 reais em rendimentos tributáveis em 2012.

Declaração completa ou simplificada?
Quem optar pela declaração simplificada terá direito ao mesmo percentual de abatimento que no ano passado, 20%. O limite de desconto, porém, subiu para 14.542,60 reais. Quem usar a declaração completa poderá contar com abatimento de 1.974,72 reais por dependente, até 3.091,35 reais com gastos de educação e até 985,96 reais para os pagamentos feitos para o INSS de um empregado doméstico (desde que esta quantia não ultrapasse 6% do IR devido).

Atenção: não deixe passar o prazo de entrega
A entrega deverá ser feita a partir do dia 1 de Março até ao dia 30 de Abril. O Contribuinte que perder o prazo de entrega estará sujeito a cobrança de multa.

Uma facilidade foi inserida no programa deste ano: empresas usadas na declaração passada poderão ser “puxadas” para a declaração deste ano, tanto para pagamentos como recebimentos.

Poderá obter mais informações e tirar dúvidas diretamente no site da Receita Federal e fazer o download do programa neste link Programa Gerador da Declaração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário