quarta-feira, 24 de abril de 2013

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: Blocos de Concreto Celular Autoclavado - CCA

Desenvolvido na Suécia nos anos de 1920, em meio a uma grave crise energética, o concreto celular autoclavado (CCA) é um tipo de concreto de peso leve geralmente pré-moldado em forma de bloco. O isolamento térmico e acústico são algumas das suas principais características.

Embora o concreto celular autoclavado tenha sido usado com sucesso em grande parte do mundo desde o fim da segunda guerra mundial, no Brasil o material ainda é pouco difundido.

O produto é obtido por processo industrial, produzido a partir da mistura de cimento, cal, areia e outros materiais silicosos, aos quais se adiciona alumínio em pó. A autoclavagem (cura a vapor sob pressão de 10 atmosferas e temperatura de 180 ºC) é a fase mais importante do processo.

A autoclave usa vapor de alta-pressão a temperaturas de cerca de 180°C para acelerar a hidratação do concreto e propiciar uma segunda reação química que dá ao CCA a sua força, rigidez e estabilidade dimensional. O autoclavamento pode produzir em 8 a 14 horas forças concretas iguais a forças obtidas em um concreto curado em meio úmido durante 28 dias a 21°C.

As principais vantagens do concreto celular autoclavado são:

Facilidade de trabalhar - A sua trabalhabilidade é semelhante à da madeira, podendo ser facilmente cortado, pregado e lixado. Também permite a abertura fácil de ranhuras para a passagem de tubulação, reduzindo os desperdícios.

Rapidez na construçãoOs blocos de concreto celular são pré-fabricados, prontos para serem utilizados na construção.

Montagem - A sua facilidade na montagem e o menor peso, permitem obter melhor produtividade em todas as fases da construção.

Isolamento térmico e economia de energiaO concreto celular possui excelentes características de isolamento térmico, que garantem um ambiente confortável no interior das construções, sem requerer isolamentos adicionais ou gastos excessivos como condicionamento de ar.

Isolamento acústicoO concreto celular possui característica de isolamento acústico superior aos materiais tradicionais de construção, o que reduz a propagação do som.

Não tóxico - Não contêm substâncias tóxicas. O produto não representa nenhum perigo para a saúde das pessoas e para o meio ambiente. A composição do material não atrai nem favorece a formação de pragas.

DurabilidadeOs blocos de CCA não desagregam sob condições climáticas normais. Possuem características de durabilidade superior à de outros materiais de construções frente à umidade, variação de temperatura e outros.

Regularidade das dimensõesO processo de produção garante regularidade dimensional da peças, o que permite acabamentos diretos com massa fina ou revestimentos cerâmicos.

Resistência ao fogoOs blocos são resistentes ao fogo, pois não contêm materiais orgânicos combustíveis.

Custos finais reduzidosA soma total de todas as vantagens técnicas e econômicas permite que os custos finais da obra sejam mais baixos.


Fontes:
www.celucon.com.br
www.ecivilnet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário