sábado, 4 de maio de 2013

DECORAÇÃO E DESIGN DE INTERIORES: Um bom projeto de iluminação é essencial

Cada vez mais a iluminação tem uma importância maior para as pessoas. Isso está a acontecer porque o conceito de iluminação evoluiu, e hoje não se pensa mais que iluminar um espaço é apenas acender uma luz no centro do teto. A iluminação passou a ser uma ciência e uma arte porque tem em conta vários aspectos da dimensão humana, seja física ou psicológica.

Hoje existem profissionais especializados, os Ligthing Designer, cuja função é projetar as sensações que serão transmitidas por um espaço, seja ele exterior ou interior, ou mesmo uma fachada, de forma a ressaltar as suas características psicológicas e funcionais.
O objetivo de um projeto de iluminação é aumentar ou amenizar intensidades de luz e sombra, destacando as cores, as formas e as texturas de ambiente, criando cenários.

A iluminação é uma componente importante na arquitetura e design de interiores, mas não pode ser baseada apenas em tendências ou modismos. Um projeto de iluminação tem que ser feito caso a caso em virtude da imensidade de variáveis encontradas no ambiente que se quer iluminar: cores e formas dos objetos, tamanho das aberturas por onde entra a luz natural, finalidade da ocupação e características do projeto arquitetônico,  só para citar alguns exemplos.

Antes de avançar com o projeto, é essencial um reunião com o especialista em iluminação para ele ter conhecimento das necessidades e desejos dos usuários do espaços em questão.

Hoje, está comprovado cientificamente que a luz interfere de várias maneiras no ser humano, não apenas nas áreas visuais do cérebro, mas também nas áreas relativas às emoções e à regulação hormonal. Portanto, o projeto deve ter em conta o bem estar das pessoas e avaliar de que forma essa luz influenciará as suas atividades, seja em uma empresa ou em uma residência.

Está provado que a luz interfere na produtividade dos funcionários de uma empresa, nas vendas em uma loja e ela influi diretamente sobre a motivação da tarefa e na capacidade de concentração.

Um projeto de iluminação residencial deve ter em conta a idade dos seus habitantes por causa da acuidade visual, que corresponde à nitidez da visão, a qual decresce com a idade. A acuidade visual é a capacidade de distinguir dois pontos próximos como elementos separados. Em média, uma pessoa idosa precisa de 4 vezes mais luz do que uma pessoa jovem.

É comum encontrarmos espaços com excesso de pontos de luz, que apenas aumentam o consumo de energia e causam ofuscamento, ou o inverso, falta de luz em espaços onde se executam trabalhos que requerem maior precisão. Outra situação muito comum é a má distribuição de luminárias, criando situações de sombra onde deveria haver luz.

Poderíamos resumir que um projeto de iluminação deve criar um ambiente harmonioso, esteticamente agradável, com conforto visual, com baixo consumo de energia e que atenda às necessidades dos seus usuários, e não só distribuir luz.


Fontes:
www.forumdaconstrucao.com.br
Rose Elizabeth Mello, Designer de Interiores
www.lightdesign.com.br (fotos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário