quarta-feira, 16 de maio de 2012

Culinária Portuguesa: Pastéis de Nata

Os Pastéis de Nata são, provavelmente, uma das mais conhecidas e apreciadas especialidades portuguesas, a par do bacalhau e do vinho do Porto.

Ingredientes:
Para a massa folhada:
500 g de farinha
500 g de manteiga ou de margarina para folhados
200 a 300 ml de água
sal

Para o creme:
500 ml de natas
8 gemas
2 colheres de chá de farinha
200 g de açúcar
casca de limão

Preparação:
Derrete-se o sal na água morna e divide-se a gordura em três partes iguais. Coloca-se a farinha sobre a mesa, faz-se uma cova ao centro da farinha e coloca-se aí a água. Amassa-se a mistura até ficar homogênea e deixa-se descansar cerca de 20 minutos. Em seguida estende-se a massa de forma a obter-se um quadrado.

Amassa-se um pouco a gordura de modo a ficar com a consistência da massa. Barra-se com uma terça parte da margarina toda a massa, deixando por barrar uma tira com a largura de um dedo, em toda a volta do quadrado. Dobra-se a massa de baixo para cima e da esquerda para a direita, tendo como principal cuidado a perfeição do ajustamento das pontas e dos lados. Estende-se a massa com um rolo até formar novamente um quadrado. Barra-se de novo com o segundo terço de gordura e procede-se do mesmo modo. Repete-se esta operação com a restante gordura.

Finalmente, estende-se a massa o mais fina possível, corta-se em tiras e enrolam-se de modo a obterem-se rolos compridos. Cortam-se em bocados de 2 cm a 3 cm. Coloca-se ao alto cada bocado de massa nas forminhas de pastéis e, com a ajuda do dedo polegar, ligeiramente molhado em água, esmaga-se a massa forrando as forminhas.

Entretanto, prepara-se o creme misturando todos os ingredientes indicados. Leva-se a mistura ao lume até levantar fervura. Retira-se do calor e, quando estiver morno, coloca-se nas caixas de massa. Levam-se a cozer em forno muito quente (250º a 300º C).

As formas usadas para os pastéis de nata são as formas de papel.

Servir:
Pode servir os pastéis polvilhados com canela e/ou açúcar em pó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário