quinta-feira, 19 de setembro de 2013

MATERIAIS: Telhas de concreto

Um telhado tem a função de proteger a casa das intempéries, dar conforto térmico e acústico, e, não menos importante, dar harmonia à fachada. Além disso, um imóvel com telhado fica muito mais valorizado, o que é muito bom na hora de vender.

No Brasil, cerca de 75% das moradias brasileiras têm cobertura de telhas, que podem ser de cerâmica ou de concreto, sendo estas últimas menos utilizadas, principalmente por motivos culturais e de custo, pois as telhas de concreto são mais caras que as de cerâmica.

Um pouco de história
Telhas de concreto modelo Copo Veneto.
Algumas cores disponíveis no mercado.
A telha de concreto foi inventada na Alemanha em 1844, vinte anos depois da invenção do cimento Portland. Hoje os processos de fabrico mudaram, e a fabricação manual deu lugar à automatização. Além disso, novos materiais, modelos de telhas e cores surgiram, possibilitando uma grande variedade de aplicações. 

Desde 1950 que a utilização da telha de concreto nas residências é muito comum na Europa. No Brasil, só em 1976 é que começaram a ser fabricadas as primeiras telhas de concreto. Em 1997 foi publicada, pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, a primeira norma de telhas. Atualmente existem dezenas de fabricantes espalhados por todo o território brasileiro.




Características das telhas de concreto
As principais características das telhas de concreto são:

  • Variedade de formas e cores Para um arquiteto as telhas de concreto são uma verdadeira fonte de inspiração pela diversidade de cores existentes no mercado, permitindo fazer projetos muito bonitos. Elas podem ter a forma ondulada ou plana. Podem ser brancas, bege, azuis, vermelhas, verdes, grafite, amarelas, damasco, ocre, salmão, pêssego... e a lista continua.
    Telha de concreto modelo plana.

  • Conforto térmicoAs telhas de concreto garantem um excelente conforto por terem um baixo índice de condutividade térmica. As telhas de cores mais claras têm menos absorção de calor que as escuras.
  • Assentamento - A regularidade das suas formas e a perfeição dos seus encaixes permitem um assentamento firme e alinhado, garantindo um trabalho final melhor acabado.
  • Baixa absorção de água - Como têm baixa absorção de água, o telhado fica mais leve, não sobrecarregando a estrutura.
  • Resistência - Com uma resistência de 250 kg/f, são mais resistentes que as telhas de cerâmica. Podem ser pisadas, mesmo que estejam molhadas. Esta característica é muito importante no momento de fazer a manutenção do telhado, proporcionando maior segurança no momento da manutenção e limpeza.
  • Boa proteção contra intempéries - A alta resistência das telhas permite suportar sem dificuldades os efeitos da maresia e da queda de granizo, mantendo a casa sempre bem protegida.
    No atual projeto (2013) da SYERRA, no
    Residencial Quinta das Orquídeas são utilizadas
    telhas de concreto modelo Copo Veneto Grafite,
    o que valorizou bastante a estética.
  • Vida útil - O concreto garante uma maior vida útil, reduzindo os custos de manutenção e garantindo o investimento.
  • Manutenção - Um telhado deve ser tratado com a mesma importância com que se trata de uma fachada. O telhado precisa de manutenção periódica, sendo necessário lavar as telhas. A melhor forma de o fazer é utilizando água pressurizada (cuidado para a pressão não ser muito alta, caso contrário prejudicará o telhado). Após a lavagem e a secagem, deve-se aplicar um selador acrílico ou hidrofugante de boa qualidade, seguindo sempre as instruções do fabricante. Mantendo uma manutenção regular, realizando inspeções e manutenções devidas, o telhado terá sempre um aspeto de novo, valorizando o imóvel e destacando a beleza do projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário