quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ARQUITETURA: Casa Loft Duplex com mezanino

Fica localizada num condomínio onde a natureza ocupa um lugar de destaque. Pinheiros, azinheiras, oliveiras e amendoeiras, entre outras, são as árvores nativas que dão vida ao lugar. Mas os seus habitantes ainda enriqueceram mais o ambiente envolvente às suas residências plantando vegetação exótica: palmeiras, eucaliptos, casuarinas, buganvílias, damas da noite (que exalam um odor que perfuma as noites de Verão), hibiscos, lantanas, diversos tipos de flores, grama, etc. Cercas vivas ou pequenos muros muito baixos  são as únicas barreiras que separam as casas entre si ou da rua. 


A casa tem uma arquitetura diferenciada, onde os espaços são abertos e integrados. Expressa um estilo de viver prático e moderno. A planta deste loft duplex contempla sala de estar com pé-direito duplo, integrada à sala de jantar, e com a suíte no mezanino.
Rua de acesso

O projeto é composto por 4 casas geminadas, com um piso térreo e um piso no primeiro andar. O telhado é em laje de concreto coberta com telha regional. As paredes exteriores são pintadas de branco, característica do Algarve, província no extremo sul de Portugal, e que são uma influência da ocupação àrabe no passado. Jardins na frente da casa e nas traseiras completam o ambiente.

Frente da casa

A entrada da casa da casa começa com um hall de entrada e uma discreta àrea de serviço disfarçada com uma parede de cobogós vazados. Abrindo a porta principal temos um corredor em frente, e do lado esquerdo uma cozinha e um banheiro social. No final do corredor fica a sala de jantar, logo seguida da sala de estar. O acesso entre os dois ambientes é feito por um degrau de pedra moleanos. Esta foi a solução solução encontrada para adaptar a arquitetura ao desnível do terreno, o que acabou por dar um toque agradável ao projeto.
Corredor, sala de jantar e
escadas de acesso ao mezanino

A sala de estar tem uma lareira, a qual é muito utilizada nas frias noites de Inverno, quando as temperaturas atingem valores bem próximos de zero graus celcius.
Sala com lareira

O acesso ao mezanino é feito por escadas revestidas de cerâmica e pedra molenos. Chegado ao cimo das escadas temos acesso à suite. Em frente fica um banheiro, e do lado esquerdo o quarto e um roupeiro embutido na parede.
Escadas de acesso ao mezanino

Como a suite fica no primeiro andar da casa, no mezanino, permite que os residentes vejam o que se passa na sala que fica no térreo. Esse detalhe dá mais amplitude aos espaços, tornado o ambiente muito agradável. O quarto também tem acesso para um terraço que recebe diáriamente o sol nascente durante todo o ano. Do terraço podemos avistar as casas vizinhas e os campos à volta.
Suite no mezanino

O jardim que fica nas traseiras da casa. O acesso é feito a partir da sala de estar por uma porta grande. O jardim tem 4 metros de largura por 13 metros de comprimento. Uma cerca viva separa os jardins vizinhos, dando mais privacidade.
Terraço no jardim e cercas vivas

Saindo pelo fundo do jardim gramado temos acesso à piscina do condomínio. A piscina é de concreto armado revestido com azulejos azuis. O piso à volta da piscina é de um piso de barro tradicional da região. Neste caso também são as cercas vivas que dão privacidade aos utentes deste espaço de lazer.
Piscina



Caraterísticas do projeto
Condomínio de 8 casas geminadas, composto por 2 blocos de 4 casas cada bloco
Tipo loft duplex com mezanino
Área coberta: 92 m2
Jardim: 65 m2
Área total: 157 m2
Ano de construção: 1994
Quartos: 1
Banheiros: 1
WC: 1
Roupeiro embutido: 1
Lareira: 1
Cozinha: 1
Despensa: 1
Sala estar e jantar: 1
Terraço no quarto
Terraço na sala para o jardim
Piscina

Um comentário: