quarta-feira, 23 de abril de 2014

DECORAÇÃO E DESIGN DE INTERIORES: Qual a melhor direção para a cama?

Os especialistas em Feng Shui têm uma resposta, mas vamos primeiro entender o que é essa arte milenar.

Cabeceira da cama contra uma parede com janela.
As cortinas e as venezianas 
atenuam a claridade.
Feng Shui é uma antiga arte chinesa com mais de 4.000 anos, capaz de criar ambientes harmoniosos onde as pessoas vivem e trabalham, permitindo uma vida mais feliz e harmoniosa. Está ligada ao ambiente e ao cosmos, e a sua tradução quer dizer vento e água. Segundo os chineses, é algo que não se pode entender, como o vento, e nem se pode agarrar, como a água.

O Feng Shui permite detectar os diversos tipos de energia em um local e organizar as coisas de forma a equilibrar essas energias. Deste modo, é  aplicado em toda a casa e nos seus diversos ambientes, como, quartos, salas, etc.

Agora, voltando à cama. A cama é um dos lugares mais importantes da nossa vida. É nela que recuperamos as energias e descansamos. A cama é importante para o descanso físico, mental e espiritual. Por esse motivo os especialistas em Feng Shui têm uma resposta para a melhor localização da cama, de forma a garantir um descanso mais saudável.

É importante ter em conta os pontos cardeais, pois eles têm um efeito sobre a pessoa, e explicam:



- Norte: proporciona um sono profundo no físico da pessoa.

- Sul: proporciona um sonho espiritual.

- Leste: ajuda você a acordar cedo.

- Oeste: ajuda a adormecer rapidamente à noite.

Além dos pontos cardeias, a disposição da cama no quarto é muito importante, pelo que o Feng Shui recomenda:

A cama deve ser em material natural, preferencialmente a madeira, (ametálica é condutora de eletricidade) e do tamanho apropriado para quem se vai deitar nela.

A cabeceira da cama deve ser colocada contra uma parede sem janelas. Caso isso não seja possível, deve haver uma cortina ou veneziana que, além de proteger o quarto da claridade, transmitirá a sensação de proteção do lado externo no momento do repouso.

- Deve ficar o mais longe possível da porta e da janela. Deve ter visão clara da janela e da porta, mas sem colocar a cama em frente deles.

- A cabeceira da cama deve ficar a pelo menos 40 cm de distância de tomadas e interruptores, por causa das radiações do campo eletromagnético.

- Não coloque um espelho onde possa refletir a cama.

- Não guarde nada debaixo da cama.

- Não permitir que do outro lado onde fica a cabeceira da cama estejam o fogão da cozinha, um banheiro, uma escada ou um espaço muito confuso e bagunçado.

Fontes: 
www.dicasdedecoracao.com
www.casaeplanos.com
Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário