Dalmata |
Tem tempo de cuidar do animal de estimação?
Os cães, gatos e outros animais de companhia não se podem ignorar só porque se sente cansado ou estáo sem tempo para isso. Eles necessitam de ser alimentados, de exercício, de carinho, de atenção e de companhia todos os dias da sua vida.
Porque quer um animal de estimação?
Quer fazer uma experiência antes de ter um bebé, quer companhia, porque é moderno, saiba bem qual o motivo que lhe está a fazer considerar adoptar um animal de estimação. Lembre-se que é um compromisso que pode durar mais de 15 anos!
Pode pagar os custos de um animal de estimação?
O custo de ter um animal de estimação é elevado. As idas ao veterinário, a alimentação, a areia do gato, o treino do cão, os brinquedos, e outras despesas que quando acumuladas podem ser consideráveis.
É uma boa altura para adoptar um animal de estimação?
Se tem crianças com menos de 6 anos de idade é melhor esperar até ela ter essa idade para adoptar um animal. Um animal de estimação requer uma criança com maturidade suficiente para sentir a responsabilidade de cuidar bem do animal. Se o seu trabalho não lhe permite estar muito tempo em casa, então ter um animal de estimação que passe os dias praticamente sozinho não é uma boa ideia: apesar de não parecer, os animais necessitam de muita atenção para serem felizes.
Está preparado/a para lidar com problemas específicos que um animal de estimação pode causar?
Pulgas, parasitas, arranhar a mobília, emergências médicas, doenças que o animal pode vir a sofrer, são tudo aspectos a considerar quando se pensa em ter um animal de estimação. Se gosta mais da sua mobília do que do animal então esqueça um animal de 4 patas.
O local onde habita tem condições para um animal de estimação?
Se vive num pequeno apartamento um cão de grande porte é um grande “Não”; se vive numa casa próxima de uma rua movimentada e pretende ter um gato que esteja no exterior também é um grande “Não”.
Está preparado/a para ter o ambiente necessário para o animal de estimação?
Um cão de pequeno porte é um animal muito activo e necessita de uma grande dose de exercício para se acalmar, pois de outra forma tentará ladrar até que se sinta cansado. Se vive numa casa alugada, saiba se o proprietário permite animais, antes de colocar um dentro de casa. Antes de proceder à adopção verifique quais os cuidados necessários e o ambiente propício a um animal de estimação. Desta forma adequará o animal ao seu estilo de vida e tratará de lhe providenciar o ambiente e local necessário para que todos sejam uma família feliz.
Como vai fazer na altura das férias?
Quem vai cuidar do animal? Se não arranjar ninguém de confiança que cuide dele vai prescindir das férias ou pagar a um profissional para o fazer?
Será um cuidador responsável?
Terá as licenças, as vacinas, a castração, a dieta necessária, o exercício requerido e outros cuidados necessários ao bem-estar do animal?
Está preparado/a para cuidar do animal durante toda a sua vida?
Está verdadeiramente comprometido/a, independentemente da sua vida em cuidar do animal de estimação da melhor maneira durante toda a sua vida?
Neste momento e especialmente no período das férias, os canis, gatis e associações de protecção dos animais estão todos repletos de animais abandonados, muitas vezes maltratados, vítimas de pessoas que não pensaram bem antes de decidirem adoptar um animal. Por favor não cometa o mesmo erro. Pense bem antes de decidir adoptar um animal de estimação. Partilhar a sua vida com um animal de estimação pode ser muito compensador, mas só se estiver disposto/a a fazer o compromisso necessário incluindo o dinheiro necessário, o tempo necessário e o amor necessário durante toda a vida do animal. O primeiro animal de estimação, qual deve ser?
Trazer para o seu lar um novo elemento, é um passo que deve ser ponderado e levado com a seriedade que merece. Quando adopta um animal de estimação não é só trazer para casa um novo amigo, é assegurar que o novo elemento da família é cuidado e acarinhado para o resto da vida.
Que animal se encaixa na sua vida?
Adoptar um animal é muito mais do que comprar um, é ter a responsabilidade de cuidar e de providenciar o ambiente necessário ao seu bem-estar. Antes de colocar o seu coração num determinado tipo de animal considere todas as opções disponíveis, e tente decidir que tipo de animal de estimação se adequa ao seu estilo de vida e personalidade.
Comprar ou adoptar
Existem inúmeros animais que estão sem lar e que acabam por ser abatidos se ninguém os adoptar. Considere, em primeiro lugar este cenário: se realmente quiser uma raça específica, antes de decidir comprar um animal, visite a associação local de animais, pois mesmo animais de raça são abandonados, podendo conseguir o que pretende gratuitamente.
Visite as associações de animais locais
Antes de tomar a decisão visite as associações de animais locais, e tente conviver com os diferentes tipos de animais. Converse com os voluntários pois eles saberão auxiliar na escolha do animal certo para você. Por vezes um animal só necessita de um lar temporário, desta forma poderá “experimentar” o que é ter um animal a viver em sua casa, sem ter de se comprometer para a vida.
Que tipos de animais escolher
Existem sempre os tradicionais cães e gatos, mas não deixe de considerar pássaros, peixes, porquinhos-da-índia, hamsters ou coelhos. Cada um destes animais necessita de um tipo de cuidado distinto incluindo mais ou menos atenção. Talvez começar com um peixe num aquário e depois ir evoluindo e aumentando a responsabilidade, possa ser uma solução.
Animais de estimação bebés ou adultos
Um gatinho ou um cachorro podem parecer mais apetecíveis que um animal adulto mas por vezes um animal adulto já está treinado, sendo de mais fácil adaptação, necessitando também de menos cuidados que um animal mais jovem.
Independentemente do animal que escolher, não faça disso um passatempo; encare este projecto com a responsabilidade e atenção que merece. Tal como tudo na sua vida, este será um passo que o marcará e que marcará a sua vida, pode ser de uma forma positiva ou negativa, só depende de você.
Independentemente do animal que escolher, não faça disso um passatempo; encare este projecto com a responsabilidade e atenção que merece. Tal como tudo na sua vida, este será um passo que o marcará e que marcará a sua vida, pode ser de uma forma positiva ou negativa, só depende de você.
Fonte: anossavida.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário